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Pitch – Sua NOVA Palavra Favorita para Captar Investidores

Pitch – Sua NOVA Palavra Favorita para Captar Investidores

Você tem em mãos uma ideia brilhante de negócio. Dedica todo o seu tempo no desenvolvimento dessa ideia e começa a colocá-la em prática, mas para o negócio deslanchar é preciso de um bom investimento. Você finalmente consegue chamar a atenção de alguns investidores. É hora de mostrar para eles do que você é capaz!

Mas aí surge a dúvida: como você pode fazer isso? É preciso fazer uma apresentação que aborde todas as características da sua empresa e soe impactante, mas que não seja extensa demais. Para atender a essa necessidade, você pode utilizar o formato de apresentação que tem tudo para cativar os investidores: o Pitch.

 

pitch para captar investidores

 

O que é o pitch?

 

O pitch é uma apresentação rápida do negócio com o objetivo de despertar o interesse do investidor para o seu produto ou serviço. O ideal é que o tempo de duração seja de poucos minutos – na média, 5 minutos.

Por essa razão é essencial que a apresentação contenha apenas as informações essenciais para a compreensão do seu negócio. Você deve conseguir mostrar a sua proposta de forma clara e concisa, deixando os investidores instigados a marcar uma segunda reunião para avançar nas negociações.

 

Como fazer o seu pitch?

 

Parece uma ótima ideia, não é? Apresentar o seu negócio em 5 minutinhos fará com que os investidores prestem atenção em tudo o que você tem a dizer e não percam o interesse. Mas como você pode inserir todas as informações essenciais em uma apresentação tão curta? É o que vermos a seguir!

 

Comece com o básico

 

A sua apresentação deve iniciar pelo básico: descreva o seu negócio de forma simples e objetiva. Qual é a atividade desenvolvida? Qual é o produto ou serviço que você quer vender? Qual é a sua real motivação?

Esse panorama irá situar os investidores e prepará-los para o restante da apresentação. Nada de pular etapas e começar falando sobre os clientes, a rentabilidade ou qualquer outro tema. Comece pelo início.

 

Apresente o problema e a solução

 

Os investidores estão interessados em grandes oportunidades de negócio. E essas grandes oportunidades passam pela solução de uma problemática que existe no mercado. Portanto, mostre a eles qual é o problema que você busca resolver.

Contextualize a situação do mercado e descreva de forma clara qual é o problema – se possível, com dados de pesquisas que sirvam como base. Depois disso, mostre como você pode solucionar esse problema. Tente mostrar como a sua solução pode impactar de maneira positiva para todos os envolvidos e o quão simples é a implementação da sua ideia.

 

Mostre um protótipo

 

Você não resolverá problema algum sem um produto ou serviço já desenvolvido, não é? E os investidores sabem muito bem disso. O ideal a ser feito é introduzir rapidamente qual é o seu produto ou serviço, mostrando como ele funciona e como pode resolver o problema apresentado anteriormente.

 

Tenha um modelo de negócio

 

Chegou a hora de mostrar como você irá ganhar dinheiro. Para isso, fale sobre os seus clientes, preços de venda, viabilidade ao longo do tempo e retorno sobre investimento. Adote projeções que mostrem o crescimento do negócio no futuro e compensem os investimentos realizados.

 

Apresente a proposta

 

O seu pitch também precisa mostrar qual é o valor do investimento que você necessita. Mas você não pode fazer isso de forma impactante e nem colocar pressão demais nos investidores. É preciso, principalmente, mostrar o porquê um investimento seria importante e em que seria aplicado.

A melhor forma de fazer isso é mostrar os seus resultados sem investimento algum e comparar com a projeção dos resultados após um investimento no valor X. Calcule o valor que seria destinado para cada setor da sua empresa e qual seria a rentabilidade adicional.

 

Não esqueça que você também é importante

 

Não são apenas as características do seu negócio que importam. Os investidores também estão em busca de um empreendedor apaixonado pelo que faz e que tenha as habilidades de resolver problemas, flexibilidade, perseverança e saiba olhar para frente.

Ensaie o máximo de vezes que puder e conheça cada detalhe da sua apresentação e do seu negócio. Adote uma boa postura, fale com clareza e seja solícito. O sucesso do seu pitch passa diretamente por você.

Você já conhecia o pitch? Gostou dessa forma de apresentar o seu negócio aos investidores? Deixe o seu comentário!

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Timing: quando chega a hora de apresentar meu projeto para um investidor?

Timing: quando chega a hora de apresentar meu projeto para um investidor?

Você sonha em despertar o interesse de um  Investidor Anjo e receber um grande aporte de recursos. Para isso, elabora um projeto detalhado e uma apresentação incrível para impressioná-los. Mas quando é, realmente, a hora de apresentar o seu projeto de investimento?

Os investidores anjo recebem inúmeras propostas diariamente. Isso quer dizer que você deve destacar-se em meio a tantos outros interessados. Para isso, muitos fatores serão levados em conta e, sem dúvidas, possuir o timing correto será um diferencial.

Dividiremos este artigo em três realidades distintas que você pode estar vivendo quando resolve apresentar o seu projeto a um investidor. São os três cenários mais comuns e que refletem os momentos mais cruciais para encontrar um investidor anjo:

  • a vontade de expandir um negócio;
  • a necessidade de salvar as finanças de um projeto e;
  • conseguir tornar uma ideia de negócio viável.
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Woman Power: 5 Dicas para a Mulher Empreendedora

Woman Power: 5 Dicas para a Mulher Empreendedora

Empreender não é apenas para homens. Cada vez mais vemos mulheres ocupando cargos de CEO em grandes companhias de influência internacional. Assim é como as coisas realmente deveriam ser, mas nem sempre foi algo tão natural.

Foram apenas nas últimas décadas que as mulheres começaram a tomar seus lugares em grandes postos ao lado dos homens. Mas vontade é o que não falta: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o Brasil possui mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 31% do total de empreendedores. Isso sem falar de tantas outras que têm o desejo de abrir um negócio, mas ainda não colocaram seus planos em prática.

O principal motivo que leva as mulheres a empreender é a busca pela liberdade e pelos seus sonhos pessoais. De acordo com um estudo realizado pela Cox Business, 61% das mulheres empreendedoras iniciaram o seu negócio para ser a sua própria chefe, enquanto mais de 50% tornaram-se empreendedoras para ter maior controle sobre o seu futuro.

Empreender é optar pelo caminho mais arriscado. Seria muito mais fácil seguir pelo caminho regular: universidade, emprego em uma grande empresa, família. Mas às vezes o caminho confortável não é o suficiente.

Para ajudar você a seguir em frente e dar o passo inicial rumo a um caminho desconhecido e ser bem sucedida em um negócio próprio, nós separamos 5 dicas. Vamos ver quais são elas?

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Os Investidores Anjo no Brasil e a Oportunidade para Seu Negócio

Os Investidores Anjo no Brasil e a Oportunidade para Seu Negócio

Quando falamos sobre os Investidores Anjo, muitos empreendedores não conseguem visualizar grandes investimentos em uma realidade próxima. Não é apenas uma ilusão ou coisa de países desenvolvidos? Será que isso realmente existe no Brasil?

Já abordamos anteriormente quais são as principais características dos investidores anjo. Sabemos que eles trabalham com investimentos na casa de seis dígitos, não participam da gerência da empresa e funcionam como mentores do empreendedor.

Veremos neste artigo qual é a situação dos Investidores Anjo no Brasil, o perfil desses investidores e os riscos que estão dispostos a correr. Tudo para que você tenha plenas condições de agarrar essas oportunidades de negócio!

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Os 11 Diferentes Tipos de Empreendedores

Os 11 Diferentes Tipos de Empreendedores

Cada negócio, qualquer que seja o seu porte, atividade e demais características, possui como gestor um empreendedor com objetivos e métodos únicos de trabalho. Porém, se pararmos para analisar cada um desses empreendedores, é possível traçar perfis com características comuns.

Você sabe que tipo de empreendedor você é? Veremos a seguir quais são os 11 diferentes tipos de empreendedores mais comuns no Brasil!

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Bootstrapping não é apenas para Startups

Bootstrapping não é apenas para Startups

O bootstrapping é algo muito utilizado pelas startups que ainda estão entrando no mercado. Trata-se de uma técnica de autossuficiência financeira, que busca trabalhar apenas com o capital que a empresa consegue gerar, sem investimentos externos.

Mas, depois que você conseguir a ajuda dos seus primeiros investidores, será que é hora de deixar o bootstrapping de lado? Apesar de ser o que muitas empresas fazem, você pode, sim, beneficiar-se muito dessa estratégia, mesmo com mais capital em mãos.

O bootstrapping é uma das maneiras mais eficazes e baratas de garantir um fluxo de caixa positivo. Afinal, você trabalha com o mínimo de empréstimos possível e reduz os seus gastos com juros.

Quer saber como aplicar isso tudo na prática? Vamos lá!

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Dê o melhor de si em seu emprego atual e esteja no caminho para seu negócio dos sonhos

Dê o melhor de si em seu emprego atual e esteja no caminho para seu negócio dos sonhos

Como você encara o seu trabalho atual? Talvez ache razoável, talvez tenha uma relação de ódio. O fato é que grande parte dos empreendedores que sonham com a abertura de sua própria empresa não veem a hora de sair da empresa onde trabalham. É assim com você também?

Mas há algo que você precisa saber: o seu emprego atual pode ser um grande diferencial para ajudar a garantir o sucesso futuro no seu negócio de sonho. Isso mesmo. O seu emprego pode servir de combustível para chegar onde você deseja. Basta saber utilizá-lo da forma correta.

Quer saber como você pode utilizar o seu trabalho atual para chegar até o negócio dos sonhos? Então siga essas dicas!

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4 Cases Inspiradores para te Dar uma Injeção de Coragem

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As vezes é difícil de imaginar, mas empresas que possuem faturamentos milionários e estão presentes em vários países ao redor do mundo também iniciaram como o seu negócio: com uma boa ideia associada à visão de oportunidades no mercado.

Você verá que muitos dos cases inspiradores que apresentaremos hoje tiveram a sua primeira fagulha surgindo da mesma forma. Um grupo de amigos que vivencia uma necessidade e enxergam que outras pessoas também têm essa carência. Vamos aos cases?

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