A Arte do Começo

O verdadeiro empreendedor faz chover

O verdadeiro empreendedor faz chover

Um fazedor de chuva é, em uma empresa iniciante, aquela pessoa que gera uma grande quantidade de negócios. Assim como os xamãs indígenas que fazem chover, esses empreendedores precisam criar seus próprios rituais e feitiços para chegar a um resultado.

Existem dois fatores que tornam difícil o processo de fazer chover. O primeiro deles é descobrir quem realmente está comprando o seu produto e qual é a finalidade. O segundo, é que os produtos de empresas iniciantes raramente são comprados, ao contrário, precisam ser vendidos. Como poucos estão interessados em produtos de uma empresa iniciante, é preciso superar essa barreira.

Mas, então, como você pode fazer chover? É o que veremos ao longo deste artigo!

Read More

Desenvolver Marcas

Desenvolver Marcas

Muitos empreendedores acreditam que o sucesso de uma marca está ligado a uma boa publicidade. Não deixam de estar certos, mas é preciso estar consciente de que todas as grandes marcas começam, em primeiro lugar, com um produto de ótima qualidade.

A arte de desenvolver marcas vai muito além de uma boa divulgação. Começa com um bom produto e passa pela criação de consumidores satisfeitos, fiéis e dispostos a ajudar a espalhar a palavra. Se você quer saber tudo sobre o desenvolvimento de sua marca, siga conosco neste artigo!

Read More

Negócio Próprio

Negócio Próprio

Quantas pessoas você conhece que sonham em começar um negócio próprio, mas que não conseguem nem sair da fase do planejamento? Algumas vezes, passam-se anos até que o negócio saia do papel e, na maioria das vezes, acaba nem saindo.

Nosso objetivo nessa série de artigos é, justamente, mostrar como você pode sair da teoria e começar a empreender imediatamente.

Read More

Posicionamento

Posicionamento

Vamos iniciar o segundo artigo, Posicionamento, de nossa série com uma simples pergunta: o que você faz?

Esperamos que você saiba a resposta para essa pergunta, mas se ainda não sabe, não tem problema, nós podemos ajudá-lo a descobrir! A arte do posicionamento é baseada nessa pequena pergunta, que tem o poder de mudar todo o panorama de seu negócio.

É a partir do conhecimento sobre o que a sua organização faz que você será capaz de estabelecer precisamente como ela se distingue da massa de concorrentes.

Mais do que ter a resposta disso para você, é preciso que você consiga passar a mensagem para o mercado. Vamos ver como você pode fazer isso!

Read More

Apresentar Ideias

Apresentar Ideias

Apresentar ideias é essencial para atingir a concordância em qualquer assunto, seja para levantar dinheiro, para fechar uma parceria ou para recrutar um funcionário.

René Descartes foi quem proferiu uma frase conhecida por todos nós: “penso, logo existo“. Para empreendedores, teremos que fazer uma adaptação para “proponho, logo existo”. 

Grande parte dos empreendedores não sabem como colocar a sua proposta de forma clara e objetiva e, como consequência, acabam perdendo boas oportunidades. Nesse artigo da série, A Arte do Começo, iremos mostrar por que é tão importante saber apresentar as suas ideias e como fazer isso da melhor forma possível!

Read More

Plano de Negócios

Plano de Negócios

Falamos lá no primeiro artigo de nossa série que você não deveria se preocupar apenas em ficar elaborando planos para a sua empresa, mas agora voltamos apenas para falar de uma ferramenta muito bem vista pelos empreendedores: o Plano de Negócios.

Apesar de soar paradoxal à primeira vista, é bem fácil de entender: você não deve elaborar o seu plano de negócios como o alicerce principal da sua organização, porém muitos investidores, novos membros e tomadores de decisão internos esperam que você apresente um plano de negócios.

Portanto, elabore um plano de negócios, e elabore bem. Ele pode ser muito útil para a sua empresa. Mas não espere que ele seja a ferramenta decisiva para o seu sucesso, afinal, as organizações que dão certo são aquelas que implementam bem os seus projetos, e não aquelas que possuem um bom plano.

Read More

Bootstrapping

Bootstrapping

Possuir dinheiro é essencial para uma empresa prosseguir com suas operações, porém as chances de levantar capital de risco são muito pequenas. Por conta disso, muitos empreendedores adotam o bootstrapping.

O bootstrapping é um termo que remete à autossuficiência financeira. Em vez de buscar investimentos externos, a empresa opera apenas com o capital que consegue gerar.

Esse processo será bastante complicado no começo, mas se você planejar com cuidado, será apenas uma fase no desenvolvimento de sua empresa.

Read More

Recrutamento

Recrutamento

O recrutamento de profissionais para trabalhar em uma empresa iniciante é uma tarefa muito agradável para os empreendedores, afinal, é um processo que busca encontrar pessoas que tenham a mesma visão que você. Além disso, há poucos fatores mais críticos para o sucesso de uma empresa iniciante do que uma boa equipe.

Recrutar bem requer que você se concentre em três fatores, que vão muito além de raça, credo, cor, educação e experiência profissional:

  1. Será que o candidato faz aquilo que você precisa?
  2. Será que o candidato acredita no recado que você está querendo passar ao mundo?
  3. Será que o candidato tem os pontos fortes de que você precisa? (em vez de simplesmente não ter as fraquezas que está tentando evitar?)

Se os candidatos passarem nesses testes, vá atrás deles. Mas o processo não termina por aí. Depois que já estiverem em sua empresa, você terá que definir um período de adaptação, e por fim, entender que você precisa “recrutar” seus funcionários todos os dias – para assegurar de que vão querer voltar no dia seguinte.

Iremos abordar todos esses pontos, mas vamos por partes!

Read More