Pitch – Sua NOVA Palavra Favorita para Captar Investidores

Você tem em mãos uma ideia brilhante de negócio. Dedica todo o seu tempo no desenvolvimento dessa ideia e começa a colocá-la em prática, mas para o negócio deslanchar é preciso de um bom investimento. Você finalmente consegue chamar a atenção de alguns investidores. É hora de mostrar para eles do que você é capaz!

Mas aí surge a dúvida: como você pode fazer isso? É preciso fazer uma apresentação que aborde todas as características da sua empresa e soe impactante, mas que não seja extensa demais. Para atender a essa necessidade, você pode utilizar o formato de apresentação que tem tudo para cativar os investidores: o Pitch.

 

pitch para captar investidores

 

O que é o pitch?

 

O pitch é uma apresentação rápida do negócio com o objetivo de despertar o interesse do investidor para o seu produto ou serviço. O ideal é que o tempo de duração seja de poucos minutos – na média, 5 minutos.

Por essa razão é essencial que a apresentação contenha apenas as informações essenciais para a compreensão do seu negócio. Você deve conseguir mostrar a sua proposta de forma clara e concisa, deixando os investidores instigados a marcar uma segunda reunião para avançar nas negociações.

 

Como fazer o seu pitch?

 

Parece uma ótima ideia, não é? Apresentar o seu negócio em 5 minutinhos fará com que os investidores prestem atenção em tudo o que você tem a dizer e não percam o interesse. Mas como você pode inserir todas as informações essenciais em uma apresentação tão curta? É o que vermos a seguir!

 

Comece com o básico

 

A sua apresentação deve iniciar pelo básico: descreva o seu negócio de forma simples e objetiva. Qual é a atividade desenvolvida? Qual é o produto ou serviço que você quer vender? Qual é a sua real motivação?

Esse panorama irá situar os investidores e prepará-los para o restante da apresentação. Nada de pular etapas e começar falando sobre os clientes, a rentabilidade ou qualquer outro tema. Comece pelo início.

 

Apresente o problema e a solução

 

Os investidores estão interessados em grandes oportunidades de negócio. E essas grandes oportunidades passam pela solução de uma problemática que existe no mercado. Portanto, mostre a eles qual é o problema que você busca resolver.

Contextualize a situação do mercado e descreva de forma clara qual é o problema – se possível, com dados de pesquisas que sirvam como base. Depois disso, mostre como você pode solucionar esse problema. Tente mostrar como a sua solução pode impactar de maneira positiva para todos os envolvidos e o quão simples é a implementação da sua ideia.

 

Mostre um protótipo

 

Você não resolverá problema algum sem um produto ou serviço já desenvolvido, não é? E os investidores sabem muito bem disso. O ideal a ser feito é introduzir rapidamente qual é o seu produto ou serviço, mostrando como ele funciona e como pode resolver o problema apresentado anteriormente.

 

Tenha um modelo de negócio

 

Chegou a hora de mostrar como você irá ganhar dinheiro. Para isso, fale sobre os seus clientes, preços de venda, viabilidade ao longo do tempo e retorno sobre investimento. Adote projeções que mostrem o crescimento do negócio no futuro e compensem os investimentos realizados.

 

Apresente a proposta

 

O seu pitch também precisa mostrar qual é o valor do investimento que você necessita. Mas você não pode fazer isso de forma impactante e nem colocar pressão demais nos investidores. É preciso, principalmente, mostrar o porquê um investimento seria importante e em que seria aplicado.

A melhor forma de fazer isso é mostrar os seus resultados sem investimento algum e comparar com a projeção dos resultados após um investimento no valor X. Calcule o valor que seria destinado para cada setor da sua empresa e qual seria a rentabilidade adicional.

 

Não esqueça que você também é importante

 

Não são apenas as características do seu negócio que importam. Os investidores também estão em busca de um empreendedor apaixonado pelo que faz e que tenha as habilidades de resolver problemas, flexibilidade, perseverança e saiba olhar para frente.

Ensaie o máximo de vezes que puder e conheça cada detalhe da sua apresentação e do seu negócio. Adote uma boa postura, fale com clareza e seja solícito. O sucesso do seu pitch passa diretamente por você.

Você já conhecia o pitch? Gostou dessa forma de apresentar o seu negócio aos investidores? Deixe o seu comentário!