Os 11 Diferentes Tipos de Empreendedores

Cada negócio, qualquer que seja o seu porte, atividade e demais características, possui como gestor um empreendedor com objetivos e métodos únicos de trabalho. Porém, se pararmos para analisar cada um desses empreendedores, é possível traçar perfis com características comuns.

Você sabe que tipo de empreendedor você é? Veremos a seguir quais são os 11 diferentes tipos de empreendedores mais comuns no Brasil!

 

personality

 

 

1. Informal

 

O empreendedor informal é aquele que empreende para sobreviver, pensando apenas no retorno imediato que a sua atividade profissional pode lhe proporcionar. Por isso, tende a correr riscos baixos e não ter planos em longo prazo.

É um exemplo de empreendedor informal alguém que está desempregado há vários meses e começa a comercializar alguns produtos na vizinhança, apenas para juntar dinheiro e pagar as contas. O foco não é o desenvolvimento e crescimento do negócio, e sim o retorno no curto prazo.

 

2. Herdeiro

 

O empreendedor herdeiro cresceu muito próximo a um modelo de empreendedor e foi incentivado a seguir o mesmo caminho. Muitas vezes, ele realmente herda uma empresa já constituída de sua família.

As suas principais características são ter uma motivação que vem de berço e possuir bons conhecimentos a respeito de experiências positivas e negativas.

 

3. Corporativo

 

O empreendedor corporativo é também conhecido como intraempreendedor. Ele ainda não possui um negócio próprio, mas empreende em diversos projetos na empresa em que trabalha.

Muitos deles almejam o crescimento na carreira e não possuem planos de abrir seus próprios negócios, enquanto outros estão apenas adquirindo experiência para sair do trabalho em que estão e abrir uma empresa.

 

4. Público

 

Semelhante ao empreendedor corporativo, o empreendedor público exerce o empreendedorismo em um cargo público, prezando pela qualidade dos serviços prestados à população. Eles também podem ter planos de constituir um negócio próprio ou não, mas são movido principalmente pela ideia de gerar valor para a sociedade.

 

5. Cooperado

 

O empreendedor cooperado costuma empreender junto à cooperativas de trabalho. Dentro desse contexto, o trabalho em grupo é essencial para o sucesso da cooperativa. Muitos deles têm como meta crescer até se tornarem independentes.

 

6. Franqueado e franqueador

 

Uma considerável parcela dos empreendedores brasileiros apostam nas franquias. De um lado, temos a figura do franqueado, que procura por um negócio dentro de sua área de afinidades com um bom retorno de investimento. Do outro, o franqueador, que já possui uma empresa de sucesso e deseja expandir a sua marca.

 

7. Situacionista

 

O situacionista é aquele empreendedor que entra em um negócio após perceber uma oportunidade única no mercado. Em geral, eles são otimistas, possuem aversão ao risco e costumam ter mais que um projeto ao mesmo tempo – de acordo com as oportunidades que surgem.

 

8. Em busca do milhão

 

Vamos ser honestos: a grande parte dos empreendedores tem o desejo de ganhar dinheiro com o seu negócio. Afinal, ninguém quer trabalhar de graça, não é? Mas existe um perfil de empreendedor que leva isso ao extremo.

O empreendedor em busca do milhão é ambicioso e ganancioso, pensando apenas no retorno financeiro que a sua empresa pode render e deixando para trás uma série de outras motivações mais nobres.

 

9. Do conhecimento

 

Esse é aquele empreendedor que possui um conhecimento muito aprofundado em determinada área, e utiliza isso como meio de ganhar a vida. São exemplos disso os artistas, escritores e até mesmo profissionais referências em seus meios de atuação, como um vendedor de carros tão experiente que dá palestras e cursos.

 

10. Idealista

 

A principal preocupação do empreendedor idealista é contribuir para uma transformação social, melhorando a qualidade de vida de um grupo de pessoas. Ele está muito apegado aos seus valores próprios e coloca isso em primeiro lugar.

 

11. Nato

 

O empreendedor nato possui um estilo de vida empreendedor. Independentemente da situação em que ele se encontra, ele está empreendendo. As suas principais motivações são realizar seus sonhos, impactar positivamente na sociedade e a paixão pelo empreendedorismo.

Esses são os tipos de empreendedores mais comuns no Brasil. É claro que nenhum deles é um modelo estático e cada empreendedor pode ter traços de mais de um desses tipos ao mesmo tempo.

 

Com qual deles você se identifica mais? Gostou do nosso conteúdo? Então deixe o seu comentário!

 

Baixe nosso NOVO e-book “Como E Quando Começar O Meu Negócio GRATUITAMENTE e comece agora mesmo a planejar o seu próprio negócio.

Clique aqui ou na imagem abaixo e colocar seu email que você receberá o link para DOWNLOAD na sua caixa de mensagens imediatamente.

 

capa-quando-e-como-comecar-o-meu-negocio