O que são investidores anjo?

Ter o desejo de abrir um negócio próprio mas não possuir capital para isso é a realidade de muitos empreendedores. Agora, imagine se você conseguisse um investimento de milhares de reais e, de quebra, a mentoria de empreendedores de sucesso. Seria perfeito, não é?

Isso pode virar realidade através dos investidores anjo. Neste artigo veremos o que são, como trabalham e como você pode chamar a atenção desses investidores!

O que são investidores anjo?

 

 

Os investidores anjo são profissionais já com bastante experiência no mercado e que possuem capital para investir em novos investimentos com alto potencial de crescimento. Geralmente, se tratam de empreendedores ou executivos que já trilharam uma carreira de sucesso.

As principais características dos investidores anjo são:

  1. Aplicam o smart money, que é a expressão utilizada para definir não só o os recursos financeiros, mas também conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos.
  2. Eles têm uma participação minoritária no negócio;
  3. Não ocupam posição executiva na empresa, mas dão apoio ao empreendedor atuando como mentores ou conselheiros.

 

Por que são importantes?

 

O nome de investidores anjo não foi dado sem motivos. Esses investidores podem ser verdadeiros protetores e companheiros para o seu negócio. Eles acompanharão você e aumentarão as chances de sucesso do seu negócio.

O grande diferencial desse tipo de investimento é não se limitar a entregar apenas os recursos financeiros. Muitos empreendedores ainda inexperientes talvez não soubessem nem o que fazer com todo o capital investido e acabassem tomando as decisões erradas, não é mesmo?

Por isso é importante ter por perto alguém que já conheça os atalhos do mercado, tenha experiência, abra portas e impulsione o seu negócio.

 

Como agem esses investidores?

 

A primeira coisa que você deve ter em mente sobre os investidores anjo é que eles não agem com caráter assistencialista ou por mera compaixão. Eles estão interessados no retorno financeiro que o seu negócio pode trazer – e o seu crescimento e sucesso são uma consequência lógica disso.

A forma como agem esses investidores segue um certo padrão. Veja só algumas características:

  • Eles investem cerca de 5 a 10% de seu patrimônio em negócios com potencial;
  • O investimento, geralmente, é realizado por um grupo de 2 a 5 investidores, que investem em média entre 200 e 500 mil reais, mas podendo chegar até 1 milhão de reais;
  • É dada prioridade a negócios que sejam localizados próximos geograficamente aos investidores, pois eles participam ativamente da gestão do negócio junto com o empreendedor.

 

Como conseguir um anjo?

 

Neste ponto você já deve estar bem interessado nesses investidores, não é? Aí surge a clássica pergunta “como posso chamar a atenção de um investidor anjo?”. Vamos ver o que os investidores anjo costumam observar em um negócio!

  • Inovação. Os investidores estão a procura de novos negócios que sejam diferentes de tudo o que há no mercado, portanto inovação é uma das palavras-chave.
  • Mercado potencial. O tamanho do mercado potencial que você pode atingir é outro fator determinante na hora de receber um investimento.
  • Potencial de crescimento. É sempre feita uma análise em relação ao potencial de crescimento do negócio sem a necessidade de um crescimento proporcional na estrutura e nos custos.
  • Projeções realistas. Mostre para o anjo que você entende do seu negócio, que possui um modelo de negócio consistente e uma projeção financeira realista.
  • Capacidade de execução. Vá além de mostrar apenas ideias, mostre também que possui uma equipe com a capacidade de executar as suas ideias no mercado.
  • Plano de negócio bem estruturado. Tenha em mãos um modelo de plano de negócio bem estruturado para entregar aos potenciais investidores.
  • Valor de investimento abaixo de R$1 milhão. Os investidores anjo costumam investir em projetos que não apresentem um custo tão elevado.

 

Você já conhecia a figura dos investidores anjo? O que achou da possibilidade de conseguir um para o seu negócio? Deixe o seu comentário