Os Investidores Anjo no Brasil e a Oportunidade para Seu Negócio

Quando falamos sobre os Investidores Anjo, muitos empreendedores não conseguem visualizar grandes investimentos em uma realidade próxima. Não é apenas uma ilusão ou coisa de países desenvolvidos? Será que isso realmente existe no Brasil?

Já abordamos anteriormente quais são as principais características dos investidores anjo. Sabemos que eles trabalham com investimentos na casa de seis dígitos, não participam da gerência da empresa e funcionam como mentores do empreendedor.

Veremos neste artigo qual é a situação dos Investidores Anjo no Brasil, o perfil desses investidores e os riscos que estão dispostos a correr. Tudo para que você tenha plenas condições de agarrar essas oportunidades de negócio!

 

os-investidores-anjo-no-brasil-e-a-oportunidade-para-seu-negocio

 

O RISCO do Investimento

 

Um investidor poderia tranquilamente investir o seu capital em renda fixa, sem correr maiores riscos e faturando uma quantia considerável por período. Por que, então, investir o seu dinheiro em uma startup? Essas empresas são conhecidas pelo seu alto índice de mortalidade, o que significa que são grandes as chances de perder todo o investimento.

A resposta é simples: potencial de grande retorno. Se você tivesse investido capital no Uber lá no início do negócio, em 2014 você teria multiplicado em duas mil vezes o investimento inicial. E, de 2014 para cá, a empresa cresceu ainda mais. Imagine a fortuna proporcionada pelo investimento!

Assim como tudo no mundo dos investimento, é um alto risco em troca de um alto potencial de ganho. Imagine que você tenha uma grande quantia de capital parado e possui alguns amigos iniciando uma startup que tem potencial.

Você poderia entrar como sócio e passar a dedicar os seus dias a esse novo negócio. Mas também poderia apenas se tornar um Investidor Anjo e colher os frutos do sucesso em alguns anos.

 

Perfil dos Investidores Anjo

 

A entidade Anjos do Brasil realizou uma pesquisa para traçar o perfil dos investidores anjo no Brasil. A conclusão foi de que o anjo é uma pessoa experiente, com média de 47 anos de idade, sendo que 42% deles são empresários.

Essas características reforçam a importância do Investidor Anjo não só como uma fonte de capital, mas também como um MENTOR capaz de oferecer a sua experiência para colocar o negócio na direção correta.

Além da possibilidade de altos retornos financeiros, os anjos também são motivados pela oportunidade de fazer a diferença através da contribuição efetiva no crescimento de negócios promissores.

 

Mudanças na Legislação

 

Uma das grandes preocupações dos Investidores Anjo é a falta de proteção legal para essa atividade. Mas isso está prestes a mudar. Em outubro de 2016 a Câmara dos Deputados aprovou a criação formal da figura do investidor anjo no Brasil. Trata-se do Projeto de Lei Complementar 25/07, que estabelece que pessoas físicas e jurídicas poderão atuar como anjos sem ser considerados sócios.

Isso quer dizer, na prática, que o investidor não terá direito a voto ou gerência na empresa, mas também não responderá por duas dívidas – o que era um dos pesadelos dos investidores. Além disso, o anjo será remunerado por seus aportes, nos termos do contrato, em até cinco anos.

 

Uma Oportunidade para o Seu Negócio

 

Com as mudanças na legislação e a popularização dos Investidores Anjo, o cenário está cada vez mais positivo para os empreendedores que estão iniciando as suas startups. Tenho certeza de que você também está interessado, não é?

No final de 2015 foram contabilizados 7.260 Investidores Anjos no país, com uma estimativa de crescimento de 4% ao ano. Somando-se a intenção de investimentos de todos eles, temos um total de R$ 1,7 bilhões investidos em startups no período 2016/2017.

É importante, ainda, destacar que 59% desses investidores pretende investir em entre 2 e 4 startups diferentes no período, enquanto 21% deles deseja investir em mais de 5 investimentos.

 

Você tinha noção do alto número de Investidores Anjo no Brasil? Ficou interessado pelo assunto? Deixe o seu comentário!

 

Baixe nosso NOVO e-book “Como E Quando Começar O Meu Negócio” GRATUITAMENTE e comece agora mesmo a empreender no seu próprio negócio.

Clique aqui ou na imagem abaixo e colocar seu email que você receberá o link para DOWNLOAD na sua caixa de mensagens imediatamente.

 

capa-quando-e-como-comecar-o-meu-negocio