Timing: quando chega a hora de apresentar meu projeto para um investidor?

Você sonha em despertar o interesse de um  Investidor Anjo e receber um grande aporte de recursos. Para isso, elabora um projeto detalhado e uma apresentação incrível para impressioná-los. Mas quando é, realmente, a hora de apresentar o seu projeto de investimento?

Os investidores anjo recebem inúmeras propostas diariamente. Isso quer dizer que você deve destacar-se em meio a tantos outros interessados. Para isso, muitos fatores serão levados em conta e, sem dúvidas, possuir o timing correto será um diferencial.

Dividiremos este artigo em três realidades distintas que você pode estar vivendo quando resolve apresentar o seu projeto a um investidor. São os três cenários mais comuns e que refletem os momentos mais cruciais para encontrar um investidor anjo:

  • a vontade de expandir um negócio;
  • a necessidade de salvar as finanças de um projeto e;
  • conseguir tornar uma ideia de negócio viável.

timing-a-hora-de-apresentar-seu-projeto-para-investidores-2

 

Você quer expandir o seu negócio

 

Você já começou a colocar a sua ideia em prática e decidiu que é hora de expandir o seu negócio. Atingir novos patamares, chegar até novas pessoas. Mas para isso, é preciso de capital, não é?

Muitos empreendedores saem investindo todo o seu dinheiro, vendem carros, casas, e por aí vai. Deixe o seu carro na garagem e busque um investidor anjo! Se tudo der errado, será apenas um projeto que não deu certo, mas não afetará profundamente em sua vida pessoal.

Neste caso, o seu projeto deve ser capaz de transmitir o quanto a sua startup já está conseguindo destacar-se e o potencial que possui de crescer com o seu plano de expansão. Com certeza, algo que já provou estar dando certo e tem a possibilidade de gerar um grande retorno chamará muita atenção.

 

Você exauriu outras alternativas para continuar com o projeto por conta própria

 

Esse caso é quase o oposto do primeiro. Trata-se de quando você colocou a sua ideia em prática mas ainda não conseguiu engrenar. Falta dinheiro em caixa para honrar todas aquelas dívidas contraídas para tirar o negócio do papel e seguir com os planos de evolução da empresa.

A mentalidade de utilizar investimentos apenas em último caso ainda é muito comum nos empreendedores brasileiros. Por isso, é muito comum que procurem os investidores apenas quando estão necessitados de capital para não falir.

É claro que esse não é o melhor cenário para chamar a atenção dos investidores, mas se você for capaz de mostrar o quanto a sua ideia é boa e pode se desenvolver com os incentivos corretos, você pode acabar saindo do fundo do poço diretamente para as capas de revista.

 

Você quer tornar a sua ideia de negócio viável

 

Você possui uma ótima ideia de negócio mas está completamente sem capital para investir. E agora? É hora de mostrar para os investidores que a sua ideia pode realmente dar certo, conquistar o mercado e gerar muito retorno para eles.

Mas não se engane: não basta ter uma ideia que você julga ser genial e não realizar nenhum tipo de pesquisa, planejamentos e projeções. Você precisa chegar com tudo pronto para ser executado, faltando apenas entrar com o dinheiro e esperar para receber o retorno financeiro.

Os investidores estão interessados nos retornos que eles terão, certo? Então imagine só investir em algo que é apenas uma ideia no papel. É preciso que o projeto seja muito convincente e eles sintam que se trata de uma ideia confiável.

Em qual dos cenários você está enquadrado? Quer saber mais sobre como encontrar investidores e começar o seu negócio? Então continue ligado em nosso site!