Apresentar Ideias

Apresentar ideias é essencial para atingir a concordância em qualquer assunto, seja para levantar dinheiro, para fechar uma parceria ou para recrutar um funcionário.

René Descartes foi quem proferiu uma frase conhecida por todos nós: “penso, logo existo“. Para empreendedores, teremos que fazer uma adaptação para “proponho, logo existo”. 

Grande parte dos empreendedores não sabem como colocar a sua proposta de forma clara e objetiva e, como consequência, acabam perdendo boas oportunidades. Nesse artigo da série, A Arte do Começo, iremos mostrar por que é tão importante saber apresentar as suas ideias e como fazer isso da melhor forma possível!

 

Explique-se no Primeiro Minuto

 

apresentar ideia 3.1

 

Você já presenciou uma apresentação em que o empreendedor passa os primeiros 15 minutos contando a história de sua vida, para só então chegar ao que realmente interessa?

Isso é exatamente o oposto do que você deve fazer. Separe o primeiro minuto de sua apresentação para responder à informação chave, que todos querem saber: O Que Faz Esta Empresa?

Coloque essa informação de forma bem simples e direta e então, a partir disso, desenvolva o restante de sua apresentação.

 

Responda à Pergunta do Homenzinho

 

apresentar ideia 3.2

 

Kawasaki conta sobre a experiência de um amigo seu que recebeu a instrução de imaginar um homenzinho sentado em seu ombro sempre que fosse realizar uma apresentação. Toda vez que ele dissesse alguma coisa, o homenzinho cochichava em seu ouvido “e daí?”.

Isso tem o intuito de fazer com que você questione se a importância do que você está falando está evidente, é instigante ou inspiradora de reverência.

Toda vez que você fizer uma declaração, imagine o homenzinho em seu ombro e então responda à sua pergunta. Depois, prossiga com outras duas palavras muito importantes: “por exemplo…”. Nada em uma apresentação é mais forte do que combinar um “e daí?” com um “por exemplo”.

Imagine que você disse “usamos processamento de sinais digitais em nossos aparelhos de audição”, o homenzinho perguntou “e daí?”, e você respondeu “nosso produto aumenta a nitidez dos sons” e depois explicou “por exemplo, se você estiver em uma festa com muitas conversas em volta, vai conseguir ouvir o que as pessoas estão lhe dizendo”.

 

Conheça Seus Ouvintes

 

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A base de sua apresentação de proposta precisa ser a pesquisa que você faz antes da reunião. Em primeiro lugar, você pode perguntar a quem “promove” a reunião algumas coisas básicas para tentar entender o que é importante para seus ouvintes, tais como:

  • Quais as informações mais importantes que você gostaria de apresentar sobre nossa empresa?
  • Por que nossa ideia o atraiu e o convenceu a nos dar uma oportunidade de virmos aqui?
  • Há alguma questão, dúvida ou campo minado para os quais devo me preparar na reunião?

Em segundo lugar, use a internet e seus contatos para buscar mais informações a respeito do seu público. Será bastante útil ter conhecimento a respeito da história da empresa, dos executivos e das iniciativas atuais da organização. 

Por último, promova um debate entre os membros de sua equipe para encontrar os melhores ângulos que lhe permitam apresentar a sua ideia de forma atraente e significativa. 

 

Observe a Regra 10/20/30

 

apresentar ideia 3.4

 

Essa é uma regra bem simples para balancear o teor, a duração e a fonte de sua apresentação:

  • Dez Slides
  • Vinte Minutos
  • Texto em Fonte Tamanho 30

Com isso, você conseguirá comunicar o suficiente para propor a sua ideia e estimular o interesse. A sua apresentação deve dar condições para você dar o próximo passo no projeto que está buscando – e, para isso, ajudará separar um tempo para um debate após a apresentação.

Em seu livro, Kawasaki indica alguns slides essenciais para alguns tipos de proposta:

Apresentação de investimento:

  • Título
  • Problema
  • Solução
  • Modelo de Negócios adotado pela sua empresa
  • O Toque Mágico (tecnologia, molho secreto ou toque mágico que existe por trás de seu negócio)
  • Marketing e Vendas
  • Concorrência
  • Equipe de Gerência
  • Projeções Financeiras e Métrica-Chave
  • Situação Atual, Realizações, Linha do Tempo e Recursos

Apresentação de vendas:

  • Título
  • Problema
  • Solução
  • Modelo de Vendas adotado pela sua empresa
  • O Toque Mágico (tecnologia, molho secreto ou toque mágico que existe por trás de seu negócio)
  • Demonstração de seu Produto ou Serviço
  • Concorrência
  • Equipe de Gerência
  • Próximos Passos – aqui você deve instigar os clientes a testarem o seu produto por um tempo.

 

Prepare o Palco

 

apresentar ideia 3.5

 

Lembre-se que a responsabilidade sobre a apresentação é toda sua, e isso inclui o funcionamento de todos os equipamentos necessários. Por isso, cheque o projetor, leve mais que um laptop, faça mais que uma cópia de sua apresentação e leve também a sua apresentação impressa para distribuição, caso ocorra um imprevisto.

A sua apresentação deve ser iniciada com as seguintes perguntas:

  • “Quanto tempo de vocês posso ocupar?”
  • “Quais são as informações mais importantes que posso comunicar a vocês?”
  • “Posso passar uma breve apresentação no Power Point e responder às perguntas depois? Mas, se acharem que é preciso interromper a apresentação, por favor, fiquem à vontade.”

Isso permitirá que você arrume tudo de forma que todos tenham as mesmas expectativas, dando uma vantagem a você.

 

Deixe só Uma Pessoa Falar

 

apresentar ideia 3.6

 

Não caia no erro de achar que toda uma equipe deve revezar durante a apresentação. Quem deve falar 80% do tempo é o CEO e um ou dois outros membros da equipe que estiverem o acompanhando podem apresentar poucos slides referentes à suas áreas de especialização respectivas.

 

Catalise a Fantasia

 

apresentar ideia 3.7

 

É uma estratégia muito comum por parte dos empreendedores inserirem em suas apresentações alguns slides que tentam provar o tamanho de seu mercado consumidor.

“O tamanho do mercado de software de criação de camarões será de 50 bilhões dentro dos próximos quatro anos”. Essa é uma informação que dificilmente alguém achará realmente relevante, pois é muito distante e especulativa, além de estar considerando o mercado como um todo, e não apenas a parcela do mercado que a empresa realmente conseguirá atingir.

Uma alternativa para isso é catalisar a fantasia. Isso acontece quando você está oferecendo um produto ou serviço tão essencial que os componentes de sua plateia podem calcular tudo sozinhos. Kawasaki ilustra o assunto com um exemplo de uma empresa que fabrica determinado produto que testa a segurança de páginas na internet com formulários para texto escritos pelos visitantes. A fantasia se desenrola assim:

  • Quase toda página da internet tem um campo a ser preenchido com texto
  • Existem infinitos sites na internet
  • Toda empresa tem medo de que seu sistema seja invadido por hackers
  • Muitas empresas vão precisar comprar esse produto

 

Cale-se, Anote, Resuma, Regurgite e mostre que você NÃO faz Falsas Promessas

 

apresentar ideia 3.8

 

O simples ato de fazer anotações durante uma apresentação pode causar uma boa impressão. Isso acontece porque o ato visível de tomar notas diz:

  • Considero você esperto
  • Está dizendo algo que vale a pena anotar
  • Estou disposto a aprender e louco pra começar
  • Sou escrupuloso

Melhor ainda será se você procurar cumprir, dentro de um dia, as promessas que fez durante a apresentação, como, por exemplo, fornecer informações adicionais sobre determinado ponto.

 

Reescreva do ZERO

 

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Você terá que, constantemente, atualizar a sua apresentação, inserindo novos dados e retirando alguns outros. Depois de certo tempo, ela já estará completamente diferente da inicial, e isso pode não ser um bom sinal, pois a mensagem principal já pode ter ficado em segundo plano.

O ideal é, depois de dez ou mais apresentações, jogar a sua apresentação fora. Comece uma nova do zero e faça algo superior.

 

Faça Apresentações de Propostas com Frequência

 

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Apenas quando você estiver totalmente familiarizado com a sua apresentação é que conseguirá fazê-la do modo mais eficaz. Para chegar nesse ponto, tudo que você precisa fazer é apresentar várias e várias vezes.

Treine apresentando para seus funcionários, amigos e parentes. O que vale é a prática para, quando chegar na ocasião que realmente importa, você já estar pronto.

Muitos empreendedores deixam suas apresentações em segundo plano, sem pensar muito sobre o assunto. O resultado disso é a dificuldade em fechar parcerias e vendas. Com um pouco de dedicação, você conseguirá transmitir todas as suas ideias de forma clara e significativa para todos os interessados. E o sucesso de seu negócio passará por isso!

 

Gostou do nosso conteúdo? Siga a sua jornada com o próximo artigo da série: A Arte de Elaborar um Plano de Negócios.

 

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