4 Cases Inspiradores para te Dar uma Injeção de Coragem

As vezes é difícil de imaginar, mas empresas que possuem faturamentos milionários e estão presentes em vários países ao redor do mundo também iniciaram como o seu negócio: com uma boa ideia associada à visão de oportunidades no mercado.

Você verá que muitos dos cases inspiradores que apresentaremos hoje tiveram a sua primeira fagulha surgindo da mesma forma. Um grupo de amigos que vivencia uma necessidade e enxergam que outras pessoas também têm essa carência. Vamos aos cases?

 

4-casos-de-inspiracao

 

Uber

 

Travis Kalanick e Garrett Camp estavam participando de um evento de tecnologia em São Francisco e não conseguiam encontrar um táxi para se locomover. Então, começaram a imaginar um serviço com o qual pudessem chamar um carro utilizando seus smartphones.

Assim nasceu a ideia da empresa que, hoje, está avaliada em 41 bilhões de dólares e transporta 1 milhão de passageiros por dia. O plano inicial dos dois amigos era oferecer carros executivos e, para isso, trabalharam para convencer os motoristas que já ofereciam esse serviço a adotar o aplicativo.

Atualmente, o Uber oferece transporte executivo, de luxo e até mesmo o serviço de transporte com helicópteros. Apesar das complicações com taxistas e prefeituras, a tendência é que a empresa continue crescendo, afinal, conta com forte adesão de todo o público.

 

Airbnb

 

Durante a realização de uma conferência de design em São Francisco, três amigos observaram que todos os hotéis da cidade estavam lotados, mas ainda havia muita gente à procura de hospedagem. Então, resolveram alugar um espaço em sua própria casa para abrigar alguns turistas.

A proposta era bem simples: eles ofereciam colchão inflável e café da manhã (e foi daí que surgiu o nome Airbnb: air bed and breakfast). O site criado por eles começou a fazer sucesso e logo começaram a surgir outros moradores interessados em alugar suas casas.

Hoje, o Airbnb está avaliado em 1 bilhão de dólares e oferece o serviço de locação em mais de 33 mil cidades, em 192 países e conta com 300 mil cadastrados. O serviço evoluiu do simples aluguel de quartos e oferece casas, apartamentos, mansões e até castelos e ilhas particulares.

 

Starbucks

 

Sabe quando você tem uma ideia genial e fala para o seu chefe mas ele não lhe dá ouvidos? É assim que começa a história do Sturbucks. Howard Schultz era funcionário da Starbucks quando a empresa vendia apenas grãos de café e tentou, sem sucesso, convencer seus chefes a também vender a bebida pronta, fazendo das lojas um espaço de convivência social.

O que ele fez? Demitiu-se e abriu a sua própria empresa – chamada de Il Giornale. Dois anos depois, a sua empresa havia feito tanto sucesso que ele conseguiu comprar a Starbucks. A partir daí, dedicou-se a expandir a rede por todo os Estados Unidos, convencendo as pessoas a pagar mais caro por um produto que estavam acostumadas a pagar barato, graças à qualidade dos cafés e ao ambiente acolhedor que ele conseguiu criar.

Atualmente, a Starbucks está avaliada em 70 bilhões de dólares e é a 52ª marca mais valiosa do mundo, com mais de 21 mil unidades espalhadas por 65 países ao redor do mundo.

 

Imaginarium

 

No início dos anos 90, o casal Luiz Sebastião Rosa e Karin Engelhardt Rosa resolveram mudar-se do Rio de Janeiro para Florianópolis e abrir o seu próprio negócio. Em 1991 surgiu a Imaginarium, uma loja que vendia objetos criados na garagem do casal, contava com um bar e um espaço para comercializar plantas.

A loja foi um grande sucesso, pois não existiam espaços multiuso como esse no Brasil. Enxergando essa realidade, em 1993 eles decidiram adotar o modelo de franquias e marcar presença em outras capitais do país.

Hoje, a loja especializada em presentes criativos conta com 200 unidades espalhadas pelo Brasil e fatura milhões de reais por mês.

Ninguém faz sucesso por acaso, mas todos podem chegar lá trabalhando duro em cima de suas ideias. Quem sabe daqui alguns anos você não seja você figurando em postagens sobre cases de sucesso?

 

Gostou do conteúdo apresentado? Então deixe o seu comentário!